quinta-feira, 17 de junho de 2010

PADRÕES DE BELEZA e SAÚDE

Sempre ouvimos falar em padrões de beleza. Muitas pessoas não sabem o seu significado. Padrões de beleza são características das pessoas consideradas referências do que é bonito.
De tempos em tempos os padrões de beleza se modificam. Por exemplo, já houve época onde quem era obeso (gordinho) era considerado belo. Isto acontecia por que era uma época onde havia falta de comida, e quem era gordo significava que ele era mais rico, tendo mais condições de adquirir a comida.
Atualmente, vemos um padrão de beleza questionável. Mulheres muito magras, abaixo do peso considerado saudável e homens com corpos fortes e bem definidos. Esse tipo de beleza é estipulado e vendido através da mídia, na televisão, revistas e desfiles.
O grande problema é que este padrão é fora da realidade da população, o que causa vários problemas.
As pessoas então começam a desejar, a querer uma aparência, um ideal de beleza diferente, não respeitando o seu biótipo, a estrutura do seu corpo.
Não adianta desejar um tipo de beleza diferente da estrutura que você possui. Permanecer com esse desejo gera frustrações que aparecem como uma insatisfação que destrói a auto-estima. Essas frustrações promovem comportamentos viciosos como o abuso de medicamentos, exagero de exercícios, muitas cirurgias e procedimentos estéticos, dietas “milagrosas” que destroem o organismo, depressão e outros transtornos como a anorexia (que é a atitude de não se alimentar), a bulimia (comer abundantemente e na seqüência, vomitar ou tomar laxantes e diuréticos) que acontecem mais com mulheres que desejam emagrecer e a vigorexia (abuso de exercícios físicos e uso de diversos medicamentos) que ocorre mais em homens que desejam o aumento do volume muscular.
Esse padrão de beleza e a crueldade que ele traz, vêm sendo tão questionado que muitas grifes do mundo da moda não aceitam que seus desfiles contenham modelos com o peso abaixo do considerado saudável. Também já existe uma legislação que dita que toda imagem, que se utiliza de recursos de computação e a modificam, como os editores de imagem, seja identificada contendo essa modificação Essas atitudes estão sendo tomadas devido o risco a saúde (física e psíquica) da população que vem acontecendo.
Agora pense: será que é correto manter o desejo que é estabelecido pelas propagandas ou mudar o seu pensamento e descobrir a sua beleza?
Quando começamos a nos visualizar e nos aceitar dentro daquilo que podemos ser, construímos nossa personalidade de forma muito mais organizada e uma auto-estima adequada que promove força, vitalidade e crescimento.
Permanecer preso a padrões, na maioria das vezes inatingíveis, somente limita a nossa vida e distorce a realidade. Continuar nessa busca só gera sentimentos negativos e perdas. Nem sempre o que desejamos e queremos, pode ser realizado.
Devemos encontrar caminhos para desenvolver a nossa auto-estima e descobrir aquilo que realmente é importante e belo para cada um de nós.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com você Kely, hoje a beleza infelizmente se tornou essencial nos dias de hoje.
    Ótimos post, e aqui vai uma dica de quem gosta de se sentir mais cheirosa com perfumes importados muito baratos: www.americos.com.br
    Beijoss

    ResponderExcluir