segunda-feira, 29 de junho de 2009

Depressão


Para começarmos a falar sobre despressão primeiramente temos que aprender a diferencia-la. O que muitas pessoas chamam de depressão é na verdade um estado de tristeza, de desânimo que acontece quando algo desagradável acontece em nossos vidas: término de um namoro, perda de emprego, luto... Este estado permace por algum tempo e é natural para qualquer ser humano.
A depressão (em termos psicológicos e psiquiátricos) é diagnosticada quando a intensidade e a duração desses sintomas é DESPROPORCIONAL ao fato ocorrido. Esses sintomas são caracterizados como: sentir-se cansado, sem vontade de realizar tarefas básicas (como trabalhar, realizar suas tarefas rotineiras – cuidar da casa, estudar), sono alterado (muito ou pouco sono), incapacidade de sentir prazer, alimentação desrregulada, principalmente a falta de apetite, facilidade em cansar-se e desistir das coisas e dos seus projetos, entre outros, chegando até em pensamentos como falta de vontade de viver ou mesmo vontade de cometer suicídio.
Os sentimentos da depressão são tão complicados de entender, são tão intensos, que muitas vezes só são realmente compreendidos por quem realmente já passou pelo problema.
Os sentimentos de derrota, de incapacidade são tão frequentes que muitas vezes quando quem esta deprimido escuta de outra pessoa que ela “deve ser forte, deve aguentar, que isso passa”, acabam por piorar o quadro. A pessoa se irrita, chorar ou se isola ainda mais por SABER QUE ELA DEVERIA ESTAR ENFRENTANDO MAS ELA NÃO CONSEGUE.
O depressivo sente-se muito culpado por tudo o que acontece de ruim, que nada vale a pena, que não existe “luz no fim do túnel”. Uma sensação de vazio, irritabilidade, dificuldade de se concentrar, choro são comuns. A doença traz consigo uma diminuição da auto-estima da pessoa, chegando ao ponto de não ter vontade, muitas vezes de nem tomar banho.
O tratamento da depressão passa por uma boa avaliação de um profissional para saber identificar o grau e o melhor tratamento para esta pessoa.
Quem esta deprimido, primeiramente deve BUSCAR AJUDA, não só espiritual (como muitas vezes acontece) mas também dos profissionais da saúde. Não que a espiritualidade não ajude, AJUDA E MUITO, mas é necessário o auxílio de profissionais e de medicamentos (medicamentos que ambém devem ser indicados pelos MÉDICOS e não por outras pessoas – o uso de um medicamento errado pode até piorar a situação).
O tratamento se dá quando a pessoa começa a compreender que isso, que estes sentimentos tão fortes são provocados POR UMA DOENÇA e que a melhora não depende só da vontade dele. Que ele não é culpado por estar sentindo tudo isso, tendo esses pensamentos tão negativos. Deve encarar o problema entendendo que isto é uma doença e que como as outras tem tratamento.
Este tratamento passa, na maioria das vezes, por um tratamento conjunto entre médico e psicólogo pois, O MEDICAMENTO É INDISPENSÁVEL PORÉM SOMENTE ELE NÃO VAI CURAR. È necessário o paciente entender todo o processo que desencadeou a depressão, todos os seus sentimentos e pensamentos, suas dores, seus medos. E quem vai ajudá-lo realmente entender tudo o que se passa e se passou com os seus sentimentos para que chegasse ao ponto de desencadear todo este processo depressivo. Não adianta não querer enfrentar esses sentimentos que parecem ser tão monstruosos. FUGIR dos problemas só pioram a situação. Reorganizar todos os sentimentos e a própria rotina de vida são fundamentais para a melhora. É necessário “OLHAR PARA SI MESMO” e entender todo este processo tão complicado que esta acontencendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário