sexta-feira, 28 de junho de 2013

Felicidade e Valores

Vivemos em constante questionamento do que seria certo ou errado. Do que é bom ou ruim, do que se pode fazer, do que se deve fazer. Historicamente, vemos a sociedade buscando cada vez mais desenvolver os seres humanos ampliando a igualdade. Mas como conseguir um mundo com pessoas mais justas, pessoas que consigam tratar os seus semelhantes como iguais? Inicialmente, devemos entender a diferença entre valores psíquicos e morais. Valores psíquicos são aqueles que são criados a partir do que sentimos em relação a algo. Por exemplo: o conceito que EU crio em relação a minha escola (o que eu “acho” dela), os sentimentos que projeto em relação a minha família, aos meus bens, a minha cidade. O que EU penso sobre as pessoas, as relações, ideias e ações dos outros. Valores morais são baseados nas regras de convivência e importantes para que possamos cada vez mais viver em harmonia e felicidade dentro da sociedade. É claro que o Homem tem que ter seu livre-arbítrio sobre suas decisões. MAS TUDO TEM E DEVE TER LIMITE para uma convivência mútua, respeitando as decisões individuais. Os valores morais são aprendidos desde nosso nascimento, no convívio com a família e com a sociedade (visto que não vivemos sozinhos). Muitas pessoas esqueceram ou deixaram de aprender Valores Morais como: RESPEITO, ÉTICA, GENTILEZA, BOM SENSO, HONESTIDADE, COMPAIXÃO, PACIÊNCIA, entre muitos outros. Esses valores são regras. Não existe “meio respeito”: respeito meu pai, minha esposa, mas não respeito meu vizinho, o motorista do ônibus ou aqueles que me atendem. Não existe “meia honestidade”: não há diferença entre roubar R$ 1 ou R$ 1 milhão. Não existe “meia paciência”: compreendo as dificuldades do meu filho, mas sou autoritário e grito com meus funcionários. Precisamos rever como os Valores Morais estão sendo ensinados. Será que estamos agindo de acordo com eles? Será que temos uma educação escolar permeada por eles? Será que elegemos nossos governantes de acordo com esses valores morais? Não adianta deprimir, reclamar, ter ataques histéricos, se rebelar, criticar se VOCÊ mesmo não está agindo dentro de uma conduta permeada por Valores Morais ou confundir com seus valores psíquicos pessoais. Você está fazendo a sua parte? Você está sabendo de fato o que é RESPEITO? Na própria educação religiosa encontramos diversos mandamentos morais: “Amar a Deus sobre todas as coisas e aos outros como a si mesmo”. Esse AMOR significa RESPEITO a Deus, aos OUTROS e a SI MESMO. Para conseguirmos um mundo mais feliz devemos rever esses conceitos e agir/exigir ações dentro deles. Não só o mundo será melhor, mas nós mesmo seremos melhores e mais felizes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário