segunda-feira, 29 de junho de 2009

Ciúme, Inveja: Posse

Será que sabemos realmente o que é o ciúme, a inveja e a posse? A maioria das pessoas não conhece, e, o PIOR, não sabem lidar com esses sentimentos.
Devemos compreender que a inveja é um sentimento que surge quando desejamos algo que não nos PERTENCE: “Eu queria ter o corpo daquela mulher”, “Meu amigo ganha muito mais do que eu, eu também merecia”, “Por que só os outros são felizes, conseguem tanto dinheiro”...
Quando esse tipo de frase vem a mente, normalmente sentimos uma vontade de TER ou SER aquilo. E muitas vezes, como não podemos ter ou ser aquilo que desejamos, surgem sentimentos destrututivos, que fazem muito mal a pessoa. Esse sentimento pode ser tão forte que até podemos destruir aquilo que invejamos ou quem tem o que invejamos. Sendo assim, esse sentimento de inveja mostra uma insatisfação com aquilo que temos ou com quem somos.
O ciúme tem suas raízes na inveja. A pessoa quer ter a total posse do outro, controlar seus sentimentos, pensamentos, olhares, roupas... Essa vontade de controlar totalmente o outro para conseguir “tê-lo” sempre chega a extremos, como o desrespeito: muitas vezes começa com proibir o(a) companheiro(a) de escolher a própria roupa, as amizades, passando por agressões e manipulações emocionais (do tipo: “você tem que fazer isso que por que senão vou te abandonar e ninguém mais vai gostar de você como eu gosto”), ofensas com palavrões, “diminuição” da pessoa (“você não serve pra nada! Não faz nada certo!”) até chegar as agressões físicas o que podem gerar muitos traumas ou a própria morte.
Com isso podemos entender que esses dois sentimentos estão relacionados a POSSE, ao desejo de TER uma coisa, uma pessoa.
Mas o que fazer diante disso?
Primeiramente: se formos nós que estamos sentindo inveja ou ciúme, isto vem nos mostrar que somos nós que estamos insatisfeitos conosco, que temos frustrações não resolvidas, medos e que não estamos seguros da nossa própria vida. Devemos procurar ajuda e não ter vergonha de não estar conseguindo controlar esses sentimos, pois eles podem nos prejudicar e também aqueles que estão ao seu redor.
E se estivermos sofrendo pelo ciúmes do(a) companheiro(a), ou influênciado pela inveja que os outros tem de nós, devemos gerar forças para não aceitar esse tipo de situação. Para fazer isso, assim como na inveja, devemos reforçar a nossa auto-estima, saber quem somos, o que fazemos, o que sentimos, restaurar o principalmente nosso AUTO-RESPEITO. Normalmente, temos vergonha e achamos que não vamos conseguir sair dessa situação. Lembro a todos que: nós TODOS temos força de libertação, por mais que não saibamos muito bem o caminho, e se não estivermos conseguindo sair da situação sozinho buscarmos ajuda.
Todos tem a oportunidade de crescer em todas a situações, de aprender com os sentimento, pois quem REALMENTE quer ser feliz, busca aprender com os erros.

Um comentário:

  1. "..nós TODOS temos força de libertação, por mais que não saibamos muito bem o caminho, e se não estivermos conseguindo sair da situação sozinho buscarmos ajuda.."

    entao qual e' o caminho para libertar-se?
    o que deve ser feito para que esses sentimentos nao destruam a vida de alguem?
    acredito e concordo com tudo dito, pore'm preciso de respostas tambem. Como resolvo isso? Como controlo esse sentimento tao negativo? Como elimino isso de minha vida para que possa viver e pensar livremente?

    Gostaria de respostas.

    ResponderExcluir