segunda-feira, 29 de junho de 2009

É Amor ou Paixão?

Quando sentimos “um frio na barriga”, “um arrepio na coluna”, uma vontade “louca” de estar junto, parece que não se tem o ar, que o coração está desconpassado...
A paixão é assim... mexe com o nosso corpo, ficamos pensando constantemente na pessoa. A paixão faz a gente não pensar direito, reduzimos o mundo e tudo o que nos cerca a esse sentimento. Se a paixão vai bem tudo está lindo, mas se não vai bem, o mundo se torna mal, feio, sem esperança. É um sentimento que consome, que DÓI. Que FALTA uma parte de si mesmo.
Muitas vezes confundimos esse sentimento com Amor, pois é tão forte que começamos a achar que ISSO que é o amor... Essa necessidade da outra pessoa, pois só com ela estaríamos completos.
Na verdade o amor é muito diferente disso. O amor é um sentimento que nos traz paz, conforto, um BEM-QUERER maior que tudo pela outra pessoa.
Mas como sabermos se é amor?
Primeiramente devemos lembrar-nos de um “mandamento” de um Ser Iluminado que trouxe muitos ensinamentos sobre o AMOR. Aquele que diz que devemos “Amar a Deus sobre todas as coisas e aos outros como a SI MESMO”.
Sendo assim, o primeiro passo é aprendermos a Amar a nós mesmos, aprender a nos respeitar como pessoa, a buscar um sentimento que não nos traga dor e sim aconchego, saber que primeiramente temos que conhecer nossos verdadeiros desejos, aquilo que nos faz ficar em paz, que nos traz felicidade SEM TER QUE ESPERAR QUE O OUTRO FAÇA ALGUMA COISA PRA QUE ISSO ACONTEÇA. O amor tem que brotar primeiramente dentro do nosso coração pela nossa pessoa pois assim conseguiremos preparar o terreno do coração para que outra pessoa possa habitá-lo.
Quando estamos apaixonados sempre esperamos que a outra pessoa venha COMPLETAR algo que esta faltando dentro de nós mesmos. MAS ESSA FALTA É NOSSA e a outra pessoa NÃO tem a responsabilidade de completá-la.
A paixão normalmente nos cega e só nos faz enxegar aquilo que queremos. Isso é um risco muito grande por que estamos apaixonados pela IDÉIA que fazemos da outra pessoa e NÃO pela pessoa como ela é verdadeiramente: com suas qualidade e defeitos.
Amar é saber gostar de alguém exergando as qualidades e defeitos e desejando sempre o BEM, independente dela estar ou não do nosso lado.
O amor é calmo, paciente, compreensivo (mas não é aquele que ACEITA tudo), que sabe a hora de dizer sim e de também dizer NÃO. E principalmente o amor nos faz sorrir e não chorar.

3 comentários:

  1. Ao ler este texto tive a ligeira sensação que de certa forma havia sido escrito para mim pois neste momento estava a confundir paixão com amor e através deste texto muito coerente e conciso tive a noção de que estava enganada...
    Está muito bom o texto, parabéns pelo blogue e se quiser passar pelo meu:http://www.almaperdida-caty.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo texto para reflexão. Gostei em especial da última frase, totalmente verdadeira: "O amor nos faz sorrir e não chorar".
    Quem dera, que tudo fossem rosas....rs..

    ResponderExcluir
  3. muito esse texto.. concerteza vou passar para as outras pessoas,o texto realmente faz entendermos o que e amor e o que e paixao muitas pesssoas confudem isso e nao sabem separar isso

    ResponderExcluir