segunda-feira, 29 de junho de 2009

Resiliência

Você já ouviu falar em resiliência?

Resiliência é um conceito que está sendo discutido e observado muito no meio profissional. É um conceito emprestado pela física, que se mostra como a capacidade queo material tem de voltar a sua forma após um choque.Importando esse conceito para pensar em psicologia, a resiliência pode ser entendida como a capacidade que a pessoa tem de ser flexível diante dos problemas, enfrentar na hora da crise, as situações difíceis e depois conseguir se reestruturar para continuar evoluindo.
Hoje, essa capacidade é muito valorizada pela área de empresarial. É importante no trabalho devido o funcionário conseguir absorver o impacto dos problemas enfrentados no seu trabalho (problemas internos de convivência, poder, assim como problemas gerados pelo próprio ramo, produto com que se trabalha) e construir algo novo, sendo criativo para que esse problema se torne algo benéfico à empresa.
Ampliando esse conceito, podemos pensar na resiliência no nosso dia-a-dia. Como estamos enfrentando as nossas crises? Estamos sendo flexíveis diante deles? Como estamos enfrentando os problemas de saúde, de trabalho, de convivência familiar, no relacionamento amoroso?
Essa capacidade de superar os problemas enfrentados, dos mais simples aos mais graves, implica em saber observar a realidade, o por quê desse problema, quais são as suas causas e o que este problema está apontando como incômodo, dolorido, errado. A partir dessa observação, pensar o que podemos fazer para sairmos dessa situação com ganhos, com transformações criativas, que acrescente conteúdos na nossa vida. Sempre pensar naquilo que devemos APRENDER com essas situações complicadas.
Não ser flexível, ser RÍGIDO, implica na dificuldade em evoluir, em crescer, em não superar os problemas e isto pode ser gerador de mais e piores problemas para a sua vida.
Nas horas de crise é que devemos parar para analisar tudo o que está envolvido, tudo que não está bem acomodado, nos causando estresse, irritação, angústia, depressão e muitas outras doenças e, a partir disso, com criatividade transformá-lo em algo positivo para a nossa vida.
Temos que pensar que tudo que acontece na vida da gente, por pior que seja, serve como aprendizado para continuarmos evoluindo em busca da felicidade e da paz de espírito. Não devemos nos entregar aos problemas e sim, analisá-los e transformá-los para superarmos essas dificuldades e tornar-nos pessoas cada vez melhores.

2 comentários:

  1. Gosto de ler artigos sobre flexibilidade e agora com resiliência, formaram pares completos...Adorei e para o momento que estou vivendo...Melhor Ainda...Temos que ter sempre coragem e disposição de dividirmos conhecimentos...um abraço...Parabéns A autora...

    ResponderExcluir